5 passos para você construir sua marca com o posicionamento desejado.

O processo de criação da sua própria marca, ou o famoso branding, pode ser confuso e difícil de compreender por onde começar. Afinal, para uma marca se posicionar da forma que ela almeja no mercado é preciso de um conjunto de estratégias de branding e o desenvolvimento de uma marca forte, relevante e com diferenciais.

E neste post reunimos diversos passos práticos, que são alguns dos que utilizamos nas marcas desenvolvidas aqui no studio.

Por meio de perguntas práticas com respostas que incitaram o seu questionamento, auxiliaremos você no processo de branding da sua marca.

Então vamos lá?

Qual é a proposta da sua marca?

Assim que um negócio nasce, nasce juntamente com ele o desejo de criar uma transformação. Todo produto e serviço gera uma transformação para quem consome, pois um bom produto e serviço é aquele que atende uma necessidade de um público que ainda não atendido.

Essa proposta pode ser deixar a vida mais prática, mudar a forma de consumo como até então o mercado conhecia, mudar a forma de viver, alterar a forma de se relacionar com as pessoas…

Para definir a proposta da sua marca, se pergunte:

  • Qual/quais produto/serviço será ofertado?

  • Se for produto, quais serão as ocasiões de uso deste produto? Em qual momento estará fazendo parte da vida de quem consumir? Se for serviço, quais serão as motivações que levará o seu serviço ser contratado?

  • Qual dor esse produto/serviço resolve?

  • Qual o beneficio do meu produto/serviço para quem o consome?

  • Como seu produto/serviço vai gerar transformação na vida das pessoas?

  • Por que seu produto/serviço é indispensável?

Sua marca é para quem?

Interligado com a promessa da marca é indispensável definir quem será o público-alvo, afinal sua marca é desenvolvida para alguém e seus produtos e serviços são para atender uma dor de um determinado público.

Delimitar, definir e conhecer o seu publico é necessário para compreender como sua marca vai atender sua necessidades e atrai-lo, através de conhecer quais são seus objetivos de vida, anseios, estilo de vida, para compreender suas necessidades não atendidas. E assim, construir uma marca relevante para este público. Afinal, não é possível agradar todo mundo.

Para conhecer seu público-alvo, se pergunte:

  • Qual o comportamento de consumo de bens e serviços deste público? Qual a periodicidade de compra? O que eles levam em consideração para adquirir um produto e serviço?

  • Quais são suas visões de mundo? Quais as bandeiras eles defendem?

  • O que consomem nas redes sociais? Quais redes sociais mais consomem?

  • A sua promessa de marca está alinhada aos anseios e a atende as necessidades do seu público-alvo?

Qual é o seu diferencial?

Depois de conhecer seu público-alvo e como sua promessa irá se relacionar com ele é momento de compreender qual é o diferencial que irá destacar sua marca diante dos concorrentes.

O que é similar ou genérico não é possível se perceber valor, logo é preciso se destacar. Por isso muitas marcas batalham por preço pois não conseguem distinguir o seu diferencial e como trabalhar de forma estratégica para que seu público perceba esse valor. Para isso é preciso compreender, o que é commodity no mercado, ou seja o que é comum, e conhecer seus concorrentes.

O diferencial da marca ele pode estar no seu DNA, sua personalidade de marca que é sentida através da comunicação, o propósito da marca, a promessa que se destaca das marcas concorrentes…

Para encontrar o diferencial da sua marca para seu público, defina:

  • O que é comum no mercado? O que todo mundo, ou quase todo mundo faz?

  • Quem são seus concorrentes (tanto os diretos como indiretos, que podem ter serviços e produtos substitutos ao seu)?

  • Quais são os diferenciais perceptivos dos concorrentes perante ao mercado? Como se posicionam?

  • Conhecendo o seu público e agora seus concorrentes, o que eles compreenderiam como um grande diferencial na sua marca? O que eles não encontraram facilmente em outra marca?

Como seu público ira sentir sua maca?

Até então, os passos acima são definições do que a marca será. Mas uma marca só existe a partir do momento que ela consegue fazer com que o seu público SINTA o que ela é.

Falar que sua marca é descontraída, que se preocupa com meio ambiente, não vai fazer com que as pessoas percebam ela assim, se ela não AGIR desta determinada maneira.

São as ações da sua marca que serão responsáveis para com que o público a interprete e conceda o valor almejado, ou não.

Para isso, defina:

  • Se sua marca fosse uma pessoa, quem ela seria? Quais características sua marca terá?

  • O que essa pessoa despertará no seu público?

  • O que você deseja que seu público sinta quando entrar em contato com a sua marca?

  • Na comunicação verbal, qual será seu tom de voz para transmitir essa sensação? Qual o slogan da sua marca?

  • Na comunicação visual e auditiva, como a marca transmitirá essa sensação?

  • Na experiência sensorial do tato e do paladar, como você poderá transmitir a sua marca?

Construir o branding da sua marca, implicará em conhecer o mercado de atuação, compreender seu público afundo afim de desenvolver uma vantagem competitiva através de uma marca autêntica e relevante para seu público.

Esperamos que com os passos acima sua marca seja construída de forma estratégica e menos intuitiva, assim como as marcas criadas aqui no Studio.

Anterior
Anterior

Victoria's Secret Fashion Show, a marca venceu o cancelamento?

Próximo
Próximo

Como desenvolver conteúdos mais assertivos para as redes sociais da sua marca?